sábado, 18 de setembro de 2010

Buenos Aires – Buena gula!!!

O Gourmeria está mais internacional do que nunca. A última gastro-trip foi para Buenos Aires onde tive deliciosas surpresas gastronômicas. Se a economia argentina não anda muito bem, não se pode falar o mesmo de sua gastronomia.

Não vou evoluir muito explicando tudo que comi, mas vou deixar uma pequena lista de boas recomendações para quem quiser passar por lá:

Cabanas Las Lilas – “Que surpresa esta recomendação!!!” Pois é, você pode estar dizendo isso, afinal 10 entre 10 brasileiros que recomendam uma boa casa de carnes recomenda esta. Pois bem, eu também recomendo. Cortes argentinos feitos no ponto e medida que uma boa carne pede.

Sucre – Um restaurante contemporâneo com ar de “Zuka'”. Muito bom para todos os gostos.

Empanadas San Juninas – Pé sujo típico para se comer empanadas de dia. Atendimento por uma simpática velha guarda de garçons.

Astrid&Gaston – Um restaurante de comida Peruana refinada, num ambiente bastante sofisticado.

Freddo – Peça o sorvete de doce de leite.

El Paraiso – Fica atrás do Caminito. Tem clima de churrasco na casa de amigos.

 

Divirtam-se!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Manekineko - Uns se vão e outros vem...

Lembro com saudade de quando os primeiros restaurantes japoneses chegaram ao Rio. Mariko no Ceaser Park Hotel era o máximo para mim. Tinham outros como o Tanaka da Lagoa, Miako na Prudente de Moraes e o Kotobuki. Mas um deles se destacava, o Madame Butterfly. Era considerado um "must" dos Japoneses, com produtos e serviços impecáveis (e preços pra lá de salgados também). Filas eram constantes e fazer reservas era recomendável. Sabe-se lá porquê, ao mesmo tempo que a culinária japonesa só evoluiu na cidade e o trecho das "quadras de ouro" de Ipanema fortaleceu cada vez mais sua imagem de destino gastronômico na Zona Sul, o Madame Butterfly foi declinando, definhando, sumindo, desaperecendo...até que finalmente desapareceu!
Por felicidade, onde antes estava aquele restaurante "zumbi", acaba de abrir um novo Manekineko, com arquitetura linda e, apesar de todas as minhas restrições pelo fato de se tratar de um restaurante de rede tão comercial, comida maravilhosa.
Com mais duas pessoas, degustamos pratos diferentes como o Monte Fuji e bebemos drinks de sakê realmente deliciosos.
O cardápio com fotos (que poderia ser pra lá de brega) é bem feito e ajuda na escolha dos pratos especiais.
Duas dicas. A primeira é pedir o que tem de diferente. Quando se trata dos sushis e sashimis tradicionais, o restaurante acaba perdendo para muitos outros japas.
A segunda dica é conferir a conta. A primeira versão veio com o dobro de itens que pedimos. Foi preciso três idas e vindas até acertarem. Dei um "desconto" para a turma pois fui no segundo dia de operação do restaurante e ainda estavam batendo cabeça. Vai melhorar.
Manekineko fica na Barão da Torre - Ipanema