terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Marisqueira - Surpresa do destino

Desde criança, quando eu voltava do colégio de ônibus, passava na frente do restaurante A Marisqueira, na Barata Ribeiro, em Copacabana, e observava com um certo desejo de conhecê-lo.
Passaram-se muuuuuitos anos e o desejo jamais se transformou em realidade. Não que houvesse algum motivo especial para não ir, mas ele sempre acabava ficando como uma opção 2, um plano B para qualquer outra saída.
Pois bem, ontem saí de casa com um destino traçado e bem específico. Eu e minha namorada (o Gourmecindo tem uma namorada e não é a Enólia, para que não haja confusão) fomos à Polonesa. Eu já pensava naquele Hering delicioso quando de repente, ... portas fechadas. Não perdemos tempo e fomos em direção do Alfaia, logo alí perto. Eu já pensava naqueles bolinhos de bacalhau quando de repente,... fechado para obras.
E não é que quando olho para ver quem poderia me ajudar, com luzes acesas e um movimento razoável para uma segunda-feira pré-feriado, lá estava A Marisqueira.
Ao entrar no restaurante me deparei com um ambiente que, mesmo sem nunca ter ido até lá, me parecia absolutamente familiar. Uma decoração tão característica de restaurantes com mais de meio século e com donos portugueses. Ladrilhos coloridos nas paredes, garrafas de vinho a vista, garçons "pinguins" extremamente solícitos e simpáticos e um maitre que atendia como se eu fosse da casa. Bonito ver o orgulho dele ao dizer que já estava alí há 35 anos. Talvez um orgulho tão grande quanto o do nosso garçon, há 41 anos servindo naquela mesma casa.
Mas vamos ao que interessa, a comida. Resolvemos não pedir um dos pratos para dois (aliás, tudo muuuuuito bem servido para dois). Ficamos brincando de pedir o que desse como entrada. E aí foram bolinhos de bacalhau deliciosos (até esqueci do "trauma" do Alfaia não estar aberto), sardinhas portuguesas legítimas feitas na brasa, uma Alheira que foi algo d'outro mundo e, finalmente, uma salada de mexilhões ao vinagrete. Em relação a este último prato, um pouco desconfiado de pedir o marisco em um restaurante onde eu nunca havia ido, chamei o maitre para fazer aquela famosa pesquisa com perguntas cuja resposta só pode ser "claro Senhor, nossos produtos estão fresquíssimos" ou "sai demais, o Senhor pode pedir tranquilo". Pois bem, perguntei mesmo assim se a tal salada era boa mesmo e se estava fresquinha e adivinhem só qual foi a resposta,... "claro Senhor, sai demais e estão fresquíssimos". De alguma forma, tomei total confiança naqueles dizeres tão previsíveis do Maitre que ainda complementou dizendo que eram de Santa Catarina e que eram "tipo exportação".
Pois bem, vocês não acreditam no que aconteceu na seqüência. Chegou a mesa uma travessinha com o vinagrete e, sob os pedaços de cebola e tomate picados, mexilhões ENOOOORMES e "MARRAVILHOSOS" (como diria Troigros). A esta altura do campeonato, a única coisa que faltava era espaço no bucho para comer tanta comida, e assim terminamos o jantar, pescando mexilhões no vinagrete e torcendo nossa garrafa de Cartuxa até a ultima gota de vinho.
Semi-bêbados, ainda comemos um pudim de leite da casa e, "rolando", fomos aos braços de morfeu.
A Marisqueira fica em Copacabana, Rio de Janeiro.

sábado, 18 de setembro de 2010

Buenos Aires – Buena gula!!!

O Gourmeria está mais internacional do que nunca. A última gastro-trip foi para Buenos Aires onde tive deliciosas surpresas gastronômicas. Se a economia argentina não anda muito bem, não se pode falar o mesmo de sua gastronomia.

Não vou evoluir muito explicando tudo que comi, mas vou deixar uma pequena lista de boas recomendações para quem quiser passar por lá:

Cabanas Las Lilas – “Que surpresa esta recomendação!!!” Pois é, você pode estar dizendo isso, afinal 10 entre 10 brasileiros que recomendam uma boa casa de carnes recomenda esta. Pois bem, eu também recomendo. Cortes argentinos feitos no ponto e medida que uma boa carne pede.

Sucre – Um restaurante contemporâneo com ar de “Zuka'”. Muito bom para todos os gostos.

Empanadas San Juninas – Pé sujo típico para se comer empanadas de dia. Atendimento por uma simpática velha guarda de garçons.

Astrid&Gaston – Um restaurante de comida Peruana refinada, num ambiente bastante sofisticado.

Freddo – Peça o sorvete de doce de leite.

El Paraiso – Fica atrás do Caminito. Tem clima de churrasco na casa de amigos.

 

Divirtam-se!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Manekineko - Uns se vão e outros vem...

Lembro com saudade de quando os primeiros restaurantes japoneses chegaram ao Rio. Mariko no Ceaser Park Hotel era o máximo para mim. Tinham outros como o Tanaka da Lagoa, Miako na Prudente de Moraes e o Kotobuki. Mas um deles se destacava, o Madame Butterfly. Era considerado um "must" dos Japoneses, com produtos e serviços impecáveis (e preços pra lá de salgados também). Filas eram constantes e fazer reservas era recomendável. Sabe-se lá porquê, ao mesmo tempo que a culinária japonesa só evoluiu na cidade e o trecho das "quadras de ouro" de Ipanema fortaleceu cada vez mais sua imagem de destino gastronômico na Zona Sul, o Madame Butterfly foi declinando, definhando, sumindo, desaperecendo...até que finalmente desapareceu!
Por felicidade, onde antes estava aquele restaurante "zumbi", acaba de abrir um novo Manekineko, com arquitetura linda e, apesar de todas as minhas restrições pelo fato de se tratar de um restaurante de rede tão comercial, comida maravilhosa.
Com mais duas pessoas, degustamos pratos diferentes como o Monte Fuji e bebemos drinks de sakê realmente deliciosos.
O cardápio com fotos (que poderia ser pra lá de brega) é bem feito e ajuda na escolha dos pratos especiais.
Duas dicas. A primeira é pedir o que tem de diferente. Quando se trata dos sushis e sashimis tradicionais, o restaurante acaba perdendo para muitos outros japas.
A segunda dica é conferir a conta. A primeira versão veio com o dobro de itens que pedimos. Foi preciso três idas e vindas até acertarem. Dei um "desconto" para a turma pois fui no segundo dia de operação do restaurante e ainda estavam batendo cabeça. Vai melhorar.
Manekineko fica na Barão da Torre - Ipanema

domingo, 15 de agosto de 2010

Meza - Mais do que a moda das "comidinhas"

Esse negócio de "comidinhas" virou moda e confesso que ja estou meio de "saco cheio" dessa história. Em qualquer esquina tem um restaurante com pratinhos, bowlzinhos, inhos e mais inhos...
Mas tem restaurante que é mais do que a moda, e o Meza Bar, em Botafogo, é um deles. A começar pelo ambiente que é uma delícia. Um sobrado reformado num confortável ambiente com espaçamento humano entre mesas. Espaçamento humano é aquele em que pessoas normais conseguem circular entre as mesas sem entrar nos becos sem saída que surgem por causa da "fome" de alguns donos de restaurante que querem entulhar clientes dentro a casa.
O cardápio é pequeno mas preciso. PEquenas porçoes que vão de saladas a risotos. Eramos quatro pessoas e pedimos croquetes de pernil de cordeiro com molho de hortelã, camarões com molho de blood mary, bruschetas de mix de cogumelos e chips de batata baroa com tatar de salmão oriental. Todos maravilhosos.
Os drinks também estavam espetaculares. Bebi o Smove (Saque com uva rubi, manjericão e gengibre). Ainda experimentamos a caipi-saquê de morango e de lichia.
POr último, mas não menos importante, o atendimento foi muito bom, com garçons simpáticos e eficientes.
A Gourmeria SA recomenda.
Meza Bar - Capitão Salomão - Botafogo - Rio de Janeiro

sábado, 19 de junho de 2010

Ping Pong - o restaurante de tapas chinesas

Quem lê este blog já sabe que a-d-o-r-o tapas. Mas que tal tapas chinesas. Foi assim que me senti no Ping Pong, um restaurante especializado em Dim Sum que tem sua primeira operação em Londres e há algum tempo abriu as portas em São Paulo.
Eramos seis pessoas e sentamos numa mesa redonda belíssima, num ambiente mais belo ainda, pessoas bonitas e alto astral. Aliás, a experiência já vale pela decoração.
Os pedidos foram feitos sem olhar muito o cardápio. Simplesmente fomos apontando o que víamos para que nos trouxessem também. Divertido assim!
Comemos dim sums de camarão, beringela, vieiras, pato, fritos ou cozidos no vapor. Os rolinhos de cordeiro e legumes estavam especialmente gostosos. Vários molhinhos acompanhavam os pratos, basicamente servindo para que cada um pudesse personalizar suas escolhas em sabores mais ou menos picantes.
PingPong fica no Itaim - São Paulo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bargaço - Sabor da Bahia

Em vista da grande espera que eu teria entre o vôo de Ilhéus para Salvador e a conexão de Salvador para o Rio, tomei a iniciativa de ligar para uma grande amiga baiana que me indicasse onde eu poderia ter a maior e melhor experiência gastronômica da tradicional comída típica da Bahia. Ela não titubeou e lá foi a dica: Bargaço!
Vocês não podem acreditar o que foi esse almoço. Sabe quando você fica na dúvida entre todos os pratos, sem saber o que pedir. Pois bem, a solução foi pedir o Misto Bargaço de entrada. Um prato muito bem servido com com camarões VG ao alho e óleo, casquinha de siri e deliciosas agulhinhas fritas...que saudade. Produtos de primeira, saborosos, suculentos, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s!
Depois, também na política do quero de tudo um pouco, pedi a Grand Muqueca Mista Bargaço. Dentro de um panela fumegante de barro veio aquele caldo de cor amarela alaranjada, grossa recheada com camarões, badejo e LAGOSTAS!!!! E o pirão? E a farofa amarela? E o pratão para quatro que foi devidamente devorado por apenas duas pessoas?!!!! Irresistível e inesquecivel.
Apesar de um carrinho de doces repleto de cocadas que nos chamava, realmente não cabia mais nada e restou tomar o cafezinho de saideira.

BARGAÇO fica em Salvador - BH

domingo, 23 de maio de 2010

Churrascaria Apolo

Esta pequena mas elegante Churrascaria fica escondida lá pelas bandas de Ipanema. Quase um clube privet a Apolo reúne apenas a nata, a diretoria do mais badalado Blog na história da Internet, ... , este é claro. Especializada em picanha uruguaia, peixes e espetinhos variados (até o momento), a Apolo conta com uma variada carta de vinho (destaque para os da Importadora Daddy's Wine), cervejas artesanais e o mais importante, a simpatia do Chef Gourmecindo, que te recebe tão bem que até parece que você está na casa dele.

Dica do Blog para almoço

O Fellice Terraza fica no subsolo do Rio Design Leblon e é uma delicia. Um dos melhores custo-benefício do Rio. Sob o olhar sempre atento da dona, os pratos são bem feitos, possuem um toque de sofisticação sem pretensão e os sorvetes de sobremessa são ótimos. Destaque para o filet com molho poivre e fritas e a mini moqueca.
Fellice Terraza - Rio Design Leblon - Rio

Paella - A Espanha é Aqui

Esperei o verão passar para tomar coragem de sentar na varanda do Venga e comer a Paela de Mariscos. Há tempos a turma de lá já me falava sobre a tal Paella mas só agora a experimentei. Conclusão: perdi um verão sem a melhor paella do Rio.
O arroz é feito na medida, nem seco nem molhado, repleto de sabor. Os mariscos são abundantes e camarões grandes fazem parte daquele mix de sabores maravilhosos.Igual a esta, só havia comido na Espanha.
A porção é perfeita para dois, mas se estiver com muita fome, recomendo comer uma tapa de entrada.
O Venga serve a Paella diariamente, apenas no almoço. Vale conferir.
Venga, Rua Dias Ferreira - Leblon - Rio

sábado, 17 de abril de 2010

Santo Grão - Um café-da-manhã com capricho

Confesso que não levava muita fé no lugar, mas já que era lá o encontro, quem seria eu para sugerir outra alternativa em terras paulistas.
Pois bem, aquele lugar que me pareceu meio cheio de pompa demais para um café-da-manhã me surpreendeu com um cardápio simples e com pratos despretenciosos feitos com um capricho fora do comum.
Comemos os clássicos Croque Monsieur e Ovos Bénédictine. O primeiro estava absolutamente D-E-L-I-C-I-O-S-O!!! Sobre o pão havia uma espécie de creme de queijo gratinado que o deixou molhado, cremoso, suculento. Os ovos, por sua vez, ao invés do presunto, era feito com salmão defumado. Pareciam vulcões de gema, com salmão sob um delicioso creme também gratinado..... AI!!!!! Deu até saudades!!!
Uma pena que os garçons, apesar de eficientes, se limitavam a ser educados. A experiência poderia ter sido ainda melhor com um toque a mais de simpatia.
Mesmo assim, não posso deixar de recomendar.
Santo Grão - Rua Oscar Freire, São Paulo.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dias Ferreira - onde o Rio se encontra!

Não sabe o que quer comer? Não sabe em que restaurante ir? Não sabe se quer um lugar agitado ou intimista? Não sabe se quer bar ou restaurante? CALMA! Os seus problemas acabaram!!! Marque com a turma de se encontrar na Rua Dias Ferreira e você vai encontrar o lugar certo.
Brincadeiras a parte, esta é a maior verdade que tem. Que privilégio poder ter uma rua como aquela. Celeiro, Sushi Leblon, Zuka, Venga, Esch Café, Carlota, Togu, Yala, Sawasdee, Manekineko, Pizzaria Zona Sul...e ainda falta falar de La Mole, e companhia.
Não tem como não achar o lugar certo. Confesso que tenho os meus prediletos, tais como o Venga, o Togu e o Zuka. Para um japonês, apesar de gostar do Sushi Leblon, não tenho paciência para aquela fila (aliás, é o único restaurante do Rio que tem fila de segunda a domingo. Uau!). Por isso, acabo indo mesmo no Deusimar, um pequeno japonês que fica em uma das tranversais da Dias Ferreira, sem nenhum charme, mas com um sushi especialíssimo.
Confesso que toda vez que vou ao Carlota, me surpreendo com a delícia de comida e clima do lugar, mas acabo indo mais mesmo ao Zuka. Adoooooro a gastronomia de lá e a Chef Ludimila ainda dá um show de simpatia.
No almoço de sábado sou fiel e não abro mão do Celeiro (vejam a postagem recente que escrevi sobre a reforma de lá). A impressão é que tem uma horta atrás do restaurante e um monte de Tias Anastácias cozinhando. É tudo tão fresco, tão bom, tão caro...ops, é caro mas vale a pena e volto sempre.
É muita coisa boa e muita gente bonita naquela rua. Tem artista global, turistas, pessoas estilosas e sorrisos para todos os lados.
O Rio de Janeiro é lindo e a Dias Ferreira é deliciosa. Viva!

quarta-feira, 31 de março de 2010

O NOSSO CAPRICHO DE DOMINGO

Domingo é oficialmente dia de pizza, não tem quem não pense nisso na hora de jantar. Pode ser fazendo em casa, encomendando pelo telefone ou indo para um restaurante, mas a Pizza esta sempre presente . E nada melhor que aliar uma boa pizza a um ambiente lindo, gente interessante, onde não tem jeito, sempre voce encontrara um amigo ou vários, famosos, e foi o que aconteceu neste último domingo a noite na Pizzaria Capricciosa do Jardim Botânico, a mais badalada do rio.

Começamos escolhendo varias saladas daquela mega mesa italiana com antipastos perfeitos, como burratas, salada de parmesão com champignons, lulas, frios italianos, berinjelas e abobrinhas sot´oleo e aquele pao quentinho, crocante. Mas mesmo depois de comer tudo isso, como não terminar com o nosso principal objetivo da noite! A `PIZZA.

Tantas opções, mas nos deliciamos com a de pesto, a de mix de champignons e marguerita.

A carta de vinhos é feita com muito capricho para acompanhar bem o cardápio que se apresenta.

Resumindo domingo é pizza, pizza e muito mais pizza. Mas independente disso, o menu também oferece pratos de massas e sobremesas.

Maria angélica 37 Jardim Botanico - tel:25272656

segunda-feira, 22 de março de 2010

GIUSEPPE GRILL , UMA DELICIOSA DESCOBERTA

Já é a terceira vez que vou ao Giuseppe Grill do Leblon. Cada vez mais encantador. Parece que estamos em Nova York, linda a decoração, toda pensada com muito carinho, como são sempre as casas do proprietário Marcelo Torres. No subsolo fica a adega que ostenta rótulos importantes, alias uma das melhores cartas de vinhos do Rio. Não se assuste com os preços, voce encontra vinhos a partir de R$ 58,00. Nas paredes quadros de artistas brasileiros que criaram telas inspiradas em touros.

O Giuseppe Grill, alem de ter no seu menu mais de vinte cortes de carnes , tem também uma bela seleção de peixes também feitos no grill. Tudo servido no ponto certo . Não deixe de pedir na entradinha uns biscoitos de parmesão, simplesmente divinos!

As porções são fartas , muito bem apresentados os acompanhamentos e molhos, e os preços certamente bem honestos para uma comida tão maravilhosa. O serviço também não deixa a desejar em nada.

Aproveite para fazer a fidelização do cartão BESTFORK , da própria empresa que detem 6 restaurantes no rio e com isso , voce terá sempre um desconto de 10% no final da conta.

Giuseppe Grill Leblon, Bartolomeu Mitre 370. Tel: 22493055

domingo, 21 de março de 2010

O novo velho Celeiro de sempre

A reforma do Celeiro não podia ter sido mais adequada. Confesso que fiquei até preocupado pensando no que podia vir após a reforma de um restaurante tão aconchegante e conhecido pelo padrão de qualidade. Nada muda. Você pode voltar lá trinta vezes e as saladas terão o mesmo sabor e os produtos estarão sempre absolutamente frescos.
Pois bem, o que fizeram foi renovar o ambiente preservando todo o clima caseiro do restaurante. Melhor ainda, conseguiram melhorar enormemente o lay-out de mesas e cadeiras, dando mais lugar aos clientes e evitando o esbarra-esbarra de quem circula lá por dentro. Nota 10!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Symposium – jantando com vinhos

Um dia te da aquela vontade de sair para somente curtir um vinho e um bom papo.
Voce não entende nada do assunto, mas esta a fim de aprender algo, sem ter que estar numa sala de aula?
Em Laranjeiras tem um lugarzinho muito especial chamado Symposium , onde voce é recebido pelo proprietário Jose Hodara, um uruguaio apaixonado pelo que faz, de uma simpatia incrível sempre disposto a muito humildemente te mostrar novos vinhos que sempre ele esta garimpando para a sua linda loja com mesinhas , velas nas mesas e um cardápio que possa acompanhar esse momento especial.
Ontem estive la para degustar uns vinhos com amigos. Foram ao todo 10 grfs para outras 10 pessoas. Claro que não bebemos tudo, mas pelo menos conhecemos varias novidades que ele tinha a nos mostrar e assim ampliar um pouco o nosso conhecimento.
Para acompanhar essa noite tão diferente, nos foi servido queijos variados , pastrami acompanhado de uma maionese de mostarda, um delicioso patê de foie gras, paes super quentinhos e uma belíssima massa ao funghi.
Na loja voce encontra vinhos do mundo inteiro a preços a partir de R$ 35,00.
Saímos de la, cantarolando, nos sentindo numa cantina italiana cercada de vinhos por todos os lados, e claro como a Angelica, fomos todos de Taxi para casa.
Symposium fica na Rua Ipiranga 65 Laranjeiras. Tel: 22053122

terça-feira, 9 de março de 2010

Mian Mian - Petiscos e Lounge

O Mian Mian é uma delícia, e não falo apenas da comida, mas principalmente do ambiente. Com garçons descolados e gentis, uma decoração moderna e aconchegante e principalmente um lounge pra lá de convidativo, este restaurante está entre os meus favoritos. Em minha terceira ida ao Mian Mian ainda não sentei em uma mesa, faço questão de chegar cedo e arrumar uma lugarzinho em um dos sofás do Lounge e o que poderia ser apenas mais um jantar torna-se na verdade num programa para a noite inteira, inclusive madrugada a dentro (dependendo da compania é claro).

Mas este é um Blog Gourmet e neste quesito o Mian Mian é show. As entradinhas são realmente divinas, principalmente os Espetinhos de Lagostin com calda de gengibre e saladinha de frutas, o Mix de Cogumelos com lascas de pastel e os anéis Lula grelhados. Infelizmente nunca passei das entradinhas e não posso falar sobre os pratos principais, mas os que vi passar pareceram realmente apetitosos. A carta de vinhos é bastante simples porém honesta e nesta minha última passagem por lá bebi duas garrafas de um ótimo Merlot Argentino.

Mesmo bebendo duas garrafas de vinho e comendo três entradinhas a conta ficou abaixo de R$ 100.00 por cabeça, ou seja, bom, bonito e acessível (barato é o boteco aqui do lado). Eu recomendo!



domingo, 7 de março de 2010

Pizzaria Mágica

Foi muito legal chegar na Pizzaria Alessandro e Frederico da Garcia D'Avila e ser recebido por uma garçom mágico. Isso mesmo!
Estávamos num grupo e demos de presente para um dos amigos um pequeno baralho. Com muita educação e tato, um garçon pediu permissão para poder ver o baralho e fez algumas mágicas sensacionais.
Nem lembro do sabor da pizza, mas a noite foi inesquecível!

Prima Bruschetteria - modinha que vai ficar

Voltei e não esperei. Após 10 dias de gastronomia no velho continente, comendo e benbendo do que há de bom e melhor, dei um pulo na Prima Bruschetteria para conferir a nova queridinha do Rio. Fui no almoço pois a noite a lotação é total. Filas de uma hora são normais nos finais de semana.
Me surpreendi com o ambiente absolutamente acolhedor. O novo projeto do antigo Haagen Dazs parece que aumentou o restaurante que agora, apesar de ainda pequeno, é confortável.
Pedi quatro bruschettas, todas deliciosas. Cogumelos, frutos do mar, abobrinha, linguiça, tem de tudo para todos. Atendimento nota dez e preço justo. Recomendo fortemente.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pausa no Carnaval... em Paris!!!!

Enquanto o Carnaval rola solto no Brasil, quando a comilança está mais para a carne propriamente dita do que para a gastronomia, estou fazendo meu retiro gastronômico pelas terras da alta culinária.
Mas não é a alta culinária que procuro mas sim aquele bistrozinho especial. L'Ami Louis, Rotisserie du Beaujolais e muitos outros que ainda virão.
Aguardem detalhes na volta.
Au revoir!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pizza de Domingo - Stravaganze

Mais um domingo, mais uma pizza!
E foi assim que terminou mais este final de semana. Após alguns meses sem ir ao Stravaganze, voltamos lá. Grupo grande, mesão de 8 lugares de frente para entrada, controlando o entra e sai da galera muito boa pinta que pinta por lá.
Entrada com pizza branca e alecrim, seguido de uma DELICIOSA bruschetta de molho de tomate com muzzarela de bufala e cebolas caramelizadas.
As pizza foram as deliciosas Arte (criação da Flavia Quaresma com queijo, aspagos, ovos e azeite de trufa) e funghi.
MAs desta vez o ponto alto foi a sobremesa. Maravilhosa maça com açucar e canela no forno a lenha, profiteroles de massa fina de chocolae, recheados de chocolate cremoso e sorvete, além do tradicional brownie. Hmmmmm!!!!!!!!
Domingo que vem tem mais. Inté!
Stravaganze fica na Rua Maria Quitéria - Ipanema - RJ

sábado, 6 de fevereiro de 2010

AMIR - No Lido da minha infância

Exausta do calor do dia, Enólia convida Gourmecindo para um jantarzinho informal em Copacabana. Queria um lugar descontraído, com uma brisa, sem ar condicionado, roupa a vontade e uma boa comida. Me senti meio que na Europa, no verão, mesas na rua, vendo as pessoas passarem ao nosso lado, e aquele ventinho tão agradável de Copacabana, fazia com que nos esquecêssemos do que foi hoje foi o dia mais quente do ano.
Sentamos claro do lado de fora, e apesar de estar cheio o restaurante, não impediu um atendimento atencioso. Já havíamos escolhido o que comer, queríamos fazer um percurso pela tradicinal culinária árabe. Optamos por um combinado (alias palavra que começou com os japoneses) para 2 pessoas .
Prontamente veio a nossa mesa salada fatouch com alface, pepino, crocantes de pão , mini quibes adoráveis, falafel sequinho que me remontou a adolescência em Israel, o antigo e conhecido hommus , coalhada fresca, mini esfijas de dois sabores, paes árabes e torradas .
(tudo isso por R$ 60,00 para duas pessoas)
Ficamos de olho no espeto giratório logo na entrada do restaurante com uma carne que tinha um aroma encantador, mas já estávamos satisfeitos com o que havíamos comido, alias, sem talheres, com as mãos, que delicia a informalidade .
Fazia tempo que já não ia ao Amir . Saímos de lá muito felizes.
O AMIR fica na Praça do Lido, em Copacabana - Rio

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Antiquarius por 30 reais?

Os bons tempos do Da Silva voltaram. Pois é, há muito tempo ele estava devendo a promessa que fez e cumpriu em seus primeiros anos em Ipanema: comida do Antiquarius com preços pra lá de baratos.
O novo restaurante do Da Silva, inaugurado no ano passado no Rio Design Leblon, está cada dia melhor. Tudo bem que o ambiente não é o do Antiquarius mas a comida não deve em NADA a de lá. Bacalhau Da Silva, Espiritual, à Moda, Polvo no Molho de Whisky, Cataplana de Frutos do Mar, Bolinhos de Bacalhau (crocantes), Arroz de Pato, Arroz com Frutos do Mar e doces portugueses. Um buffet a quilo cheio de delicias que te fazem exagerar na medida. Eu não consigo colocar menos que 600gr no prato, economizando!
Pensei em fazer um teste: servir dois grandes gourmets cariocas vendados com pratos iguais do Antiquarius e do Da Silva. Duvido que conseguiriam distinguir.
Com certeza, na hora de pagar a conta saberiam imediatamente. Se no Antiguarius a brincadeira não sai por menos de 120 reais por cabeça, no Da Silva você se empanturra por 30 reais e ainda paga no Ticket Refeição.
O Da Silva fica no Rio Design Leblon. (o de Ipanema mudou e não é mais o Da Silva)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Polis, Salvador da Pátria

O que seria da minha vida sem o Polis Sucos?
Saí hoje do trabalho mais tarde e, como de costume nestas ocasiões, não perdi tempo e fui para o Polis. É fácil, rápido, delicioso, fica no caminho de casa e tem um pessoal muito gente boa no atendimento (apesar da galera ser vascaina)
Sempre opto entre duas opções de cardápio. As vezes começo com a salada de atum e depois um x-salada. Outras vezes vou no Megapolis com ovo.
Sanduiche de Atum: pão de forma tostado na chapa com uma pasta de atum com a medida certa de maionese e azeitonas pretas. O melhor.
X-Salada: tem gente que não acredita mas o hamburguer caseiro do Polis é feito de filet mignon. É isso mesmo. Eles usam as abas dos inúmeros filets que preparam nos sanduiches de filet. O tempero do hamburguer é ótimo, queijo derretido na chapa antes de joga-lo sobre a carne e um grand finale com alface e tomate, sem mayo!
Megapolis: dois hamburgueres, queijo derretido, salada e, pedido a parte, o ovo. Uma refeição completa num só sanduiche.

Para beber é mais difícil pois TODOS os sucos são maravilhosos. Quando tem cajú, peço ralo e já com açucar. O de tangerina é espremido como o de laranja (nos outros lugares costumam bater no liquidificador com água).
Uma dica: faça experiências com o mate batido. Eu gosto de mate batido com maracujá e açucar. Nota 10.
O Polis Sucos fica na esquina da Rua Visconde de Pirajá e Maria Quitéria, em Ipanema - Rio

domingo, 31 de janeiro de 2010

Yogosuicídio!

Moda é uma "M". A onda do frozen yogurt chegou com tudo no Rio de Janeiro e parece que o ser humano não aprende que moda passa. Yogoberry, Yoggy, Yogolove, Yogofresh, Yogomania. Você acredita que já tem esse monte de yogomalucos abrindo lojas sem parar pela cidade e sem amor nenhum pelo seu próprio dinheiro?
Até 1 ano atrás, entre a Vinicius de Moraes e a Henrique Dumond em Ipanema só havia um Yogoberry. Logo depois abriu o Yoggy. Pois bem, há duas semanas abriu mais um Yogoberry e o Yogolove está prestes a abrir também. Desta forma, em um trecho de 5 quarteirões, temos 4 lojas IDENTICAS de frozen yogurt.
Façam suas apostas! Quando a moda passar, quem quebra primeiro?
No caso das Temakerias, só ficou o KoniStore, lembra?
Enquanto isso, pra gente que adora um yogoqualquercoisa, vamos aproveitar a praticidade de ter um em cada esquina.
Yogoberry, Yoggy, Yogolove ficam na Rua Visconde de Pirajá, entre as Ruas Vinícius de Moraes e Henrique Dumond - Ipanema - Rio

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tapas, Sangria e Churros.

Hoje cheguei cedo para não ter problema com filas. Sentei na melhor mesa do Venga, aquela na varanda com banco de madeira e o privilégio de ver tudo que rola dentro e fora do restaurante de Tapas.
Pra mim que adoro comidinhas, nada melhor que um bar de Tapas. Você pede um monte de coisas e vão servindo a medida que fica pronto. Para começar, mexilhões ao vinagrete com a sangria de espumante rosé e morangos. Perfeito para aquecer o estômago e as papilas gustativas enquanto ainda esperava um casal de amigos.
Quando chegaram, aceleramos com os camarões alho e óleo, linguiça picante com maionese de alho e o polvo picante com batatinhas. Tudo sempre acompanhado do maravilhoso pão com molho de tomate e já tomando a sangria de vinho branco.
Aliás, o pão é do Talho Capixaba. De primeira.
Complementamos com croquetas de jamon serrano.
Para terminar, o Grand Finale com Churros e Chocolate. De cortesia ainda nos serviram a mousse de chocolate temperada com azeite extra virgem e flor de sal. Confesso que, ao ler no cardápio, eu não pediria, mas é bom mesmo.
Adoro Tapas há muitos anos e confesso que o Venga não deixa nada a desejar para os melhores bares de Tapas que já fui na Espanha. O clima é perfeito, a comida excelente e os garçons especiais. Lembro que quando abriu eu tinha medo que virasse mais um bar carioca, do estilo boteco que tanto sucesso faz no Rio. Mas o fato é que conseguiram preservar o conceito e receber um público diferenciado que separa completamente as estações. Boteco é boteco e Tapas é Tapas. Recomendo fortemente.
O Venga fica na Rua Dias Ferreira no Leblon - Rio. Chegue cedo pois é minúsculo.

Coxinha e Pastel no BB Lanches!

Para provar que este blog não tem nada de chique ou metido, vou inaugurar falando de ontem. Para variar, o Venga (o melhor bar de Tapas do Brasil) estava lotado e segui pelo baixo Leblon, que atualmente é a maior praça de alimentação do Rio de Janeiro, em busca de um jantar.
Eu ainda não tinha ido ao BB Lanches desde que ele reabriu. Como a obra de lá foi pior que obra de Igreja, significa que não ia lá há muuuuuuito tempo.
Nada de sanduba, eu quero o salgado. Para começar o pastel de Camarão com muuuuuito Catupiri, daquele que quando você morde escorre pelo canto da boca e até queima. Dai o caldo do camarão se mistura e vem com a massa molhadinha!!!!
A coxinha de galinha, também com catupiri, é limpinha e sequinha. Nada daquelas sobras de botequeim. Comecei comendo por cima, bem onde fica o catupiri. Outra delicia, apesar de que desta vez o recheio estava um pouco seco.
E assim encerrei, sob protestos da minha namorada (que me recriminava pela refeição nem um pouco saudável), meu jantar de seta-feira.
O BB Lanches fica no Leblon - RJ.